sábado, 21 de abril de 2012

A d o l e s c ê n c i a

Boa tarde queridos colegas, hoje vamos falar de uma questão que nos é familiar, a adolescência e as suas mudanças no indivíduo.
Mas afinal, que fase é esta que provoca tantas dores de cabeça não só aos adolescentes, como aos pais?
É um período de crescimento e desenvolvimento do ser humano que ocorre entre o início da puberdade e o alcance da maturidade.
No sexo masculino as alterações são mais significativas:
  • aumento dos orgãos genitais
  • aparecimento de pelos púbicos
  • aparecimento de pelos na face e axilas
  • engrossamento da voz
  • aparecimento de acne
  • primeira ejaculação
Nas meninas:
  • os seios crescem
  • os órgãos genitais desenvolvem-se
  • surgem pelos púbicos e nas axilas
  • aparecimento de acne
  • primeira menstruação
Todas estas alterações contribuem para um sentimento de insegurança consigo e com os outros e por isso o apoio e compreensão dos pais torna-se fulcral.
Como profissionais do Desporto que queremos ser temos de ter atenções especiais quando lidamos com este grupo etário e temos de conseguir ultrapassar estes "obstáculos". Na nossa opinião o desporto por si só já é uma boa medida para ajudar os jovens no seu desenvolvimento, estão rodeados de crianças como eles, o desporto ajuda na motivação, na auto-confiança, etc.

D e s e n v o l v i m e n t o . n a . i n f â n c i a

Boa tarde colegas, siga para mais um post de psicologia. Hoje sobre o desenvolvimento na infância, este vai ser mais pequenino.

O desenvolvimento é um conjunto de transformações que ocorrem a nível físico e psicológico, ao longo da vida do indivíduo. O ser humano, durante o seu desenvolvimento, passa por mudanças a nível motor (locomoção, principalmente) e sensorial. No primeiro ano, as mudanças podem passar por erguer a cabeça até ao pescoço, do rebolar até ao apoio nas pernas e sentar-se com ajuda até se sentar sozinho. Neste tipo de desenvolvimento existem três regras básicas, sendo a primeira a progressão céfalo-caudal (de cima para baixo), a progressão proximodistal (do interior para o exterior) e a progressão deacção concentrada para específica(paladar, olfacto, audição e visão).
Assim, o desenvolvimento do homem, será resultado da interacção entre as estruturas biológicas do sujeito e o meio social, dependendo de factores biológicos e sociais.

Avisamos, espero que tenham gostado :)

G e n i e (t h e w i l d c h i l d)

 Caros fãs, esta semana vimos um documentário muito interessante intitulado "Genie, the wild child" e aqui está a nossa apreciação.

 Sara M. Wiley quando foi descoberta pelas autoridades tinha adquirido comportamentos estranhos, olhares e expressões de desconfiança, não se conseguia expressar, não conseguia comunicar e deslocava-se como se fosse um coelho. Teria 14 anos e o seu desenvolvimento mental era bastante inferior à sua idade.
O documentário que vimos serviu para colocar algumas questões: Se tivesse a Genie vivido num ambiente dito normal até aos 4 anos e se depois a reservassem num espaço sem ambiente social ela desaprenderia tudo o que até aquela altura aprendera? Porque que existem muitas crianças que tem atrasos no desenvolvimento e sem problemas aparentemente sociais psíquicos porque que essas crianças aprendem mais tarde que as outras? Porque que algumas crianças tem mais facilidade com os números? Outras com as letras? Há quem defenda que tem a ver com a parte do cérebro que está mais desenvolvida do que outra, mas porquê? Porque que algumas crianças ainda no berço sem problemas aparentemente físicos (ausência de dor) choram, berram, espezinham, sem lhes doer nada, sem ter fome… E outras porquê que são tão calminhas e quando choram é com calma e baixinho sem ninguém dar conta? Porquê que há crianças que durante o sono são capazes de dormir sempre no mesmo sitio sem se mexer e outras que andam noites e noites a volta e só param quando caem e só acordadas? Porquê que tudo isto acontece? Será genético? Fará parte das vivências? Da educação? Da hereditariedade? E a nossa personalidade? Porque somos assim?
Após o seu resgate, Genie, foi objecto de estudo por uma equipa de médicos e psicólogos e o documentário que vimos acompanha a vida da "menina selvagem" ao longo dos anos.
 
As crianças selvagens cresceram com pouco contacto humano, ou nenhum, podem ter sido criadas por animais, ou, terem sobrevivido sozinhas. Normalmente são perdidas ou abandonadas na infância e passados anos descobertas, capturadas e recolhidas entre os humanos. Em termos de linguagem só conhecem a mímica e os sons dos animais, especialmente os das suas familias de acolhimento. Algumas podem nunca aprender a falar, outras aprendem algumas palavras, outras ainda aprendem a falar correctamente, o que provavelmente indica que tenham aprendido a falar antes do isolamento. Em relação ao seu comportamento social, em geral, não gostam de usar roupa e alimentam-se e bebem tal como os animais, não gostam da companhia humana e chegam a percorrer longas distâncias para a evitar, não mostram interesse noutras crianças nem nos seus jogos. As crianças selvagens não riem ou choram, manifestam pouco ou nenhum controlo emocional, e têm, muitas vezes, ataques de raiva, exibindo uma força particular e um comportamento selvagem.
O comportamento e os processos mentais humanos são gerados e influenciados por três grupos de factores:
  • biológicos (como  a predisposição genética e os processos de mutação que determinam o desenvolvimento corporal em geral e do sistema nervoso em particular, etc)
  • psicológicos (como preferências, expectativas e medos, reacções enocionais, processos cognitivos e interpretação das percepções, etc)
  • sócio-culturais (como a presença de outras pessoas, expectativas da sociedade e do meio culturalm influência do círculo familiar, de amigos,etc)
A genética é sem dúvida um ramo bastante elaborado, e pode influenciar tremendamente a personalidade, e os nossos comportamentos, contudo ao longo da vida tudo pode ser modificado, alterado, tendo em conta a educação, experiências/situações, pessoas com que nos deparamos ao longo da vida, durante a infância/adolescência, podemos até alterar comportamentos perante um filme que visionamos. O ser Humano é sem dúvida muito complexo e é difícil definir de onde provem certas atitudes e comportamentos de um adulto.
A nosso ver, o Homem é influenciado tanto pelo meio como pelos factores genéticos, e ambos interagem entre si para o complemento do ser humano.

Conhecimento do Senso Comum e Conhecimento Científico

Boa tarde meus queridos,
Hoje vamos falar-vos do Senso Comum e do Conhecimento Científico.
No nosso quotidiano precisamos de um conjunto de conhecimentos relacionados com a forma como a realidade em que vivemos funciona. Temos de saber a forma de nos comportar em diferentes sítios públicos (escola, discoteca,...), como tratar as diferentes pessoas com quem nos relacionamos ( professores, doutores da praxe, amigos,...) e saber lidar com os vários sistemas de transporte, informação e aparelhos. Estes conhecimentos formam um tipo de saber: Senso Comum.
O senso comum forma-se através de experiências do nosso dia-a-dia, ou seja, é um saber sobre os nossos hábitos, costumes, tradições, regras, sobre tudo o que necessitamos para nos podermos orientar.
É um saber informal, é adquirido de uma forma natural,sem se dar conta, desde a infância, através da nossa relação com os outros, situações e objectos que nos rodeiam e, sem ele não nos conseguiríamos orientar na nossa vida.

Todos os homens o possuem porém varia de cultura para cultura.

Como pudemos ver em alguns exemplos demonstrados nas aulas o senso comum muitas vezes leva-nos a acreditar em algo que não é verdade. Por exemplo, "Os opostos atraem-se" será mesmo verdade? Normalmente reparamos nas pessoas que amamos, nas características "opostas" mas se analisarmos bem este aspecto, não é muito normal que uma estudante baixa, gorda, de pele escura, apática, não inteligente, introvertida e conservadora se sinta inevitavelmente atraída por um rapaz que abandonou a escola, alto, magro, com pele clara, motivado, inteligente, sociável e liberal. Neste caso pode ser considerado um oposto e normalmente os opostos são rejeitados e procuramos pessoas mais parecidas connosco.
Por isso, o Senso comum é:
  • subjectivo (cada pessoa vê o mundo à sua maneira, cria as suas opiniões)
  • imediato e directo
  • empírico (não necessita de uma elaboração racional)
  •  ametódico (não segue nenhum conjunto de regras)
  • aparente ( forma uma representação ilusória da realidade)
  • carácter colectivo ( saber partilhado numa cultura)
  • prático e utilitário (nasce da prática quotidiana e orientado para o desempenho das tarefas do dia-a-dia)
 O Conhecimento cientifico contrariamente ao senso comum, é um método formal onde se pretende alcançar o conhecimento racional baseado numa investigação metódica de leis e fenómenos, com o objectivo de produzir saber e conhecimento. Este, já não é baseado nos sentidos mas em métodos experimentais e na aprovação daquilo que os sentidos nos mostram.
Por isso o conhecimento cientifico é:
  • objectivo 
  • positivo, sistemático (baseado na observação sistemática)
  • rigoroso e homogéneo (obtido a partir de um projecto prévio, utilizando conhecimentos existentes e instrumentos adequados)
  • construído (realidade que vai tomando forma na relação com os factos)
  • abertura (em constante revisão)
  • racional (uso do método racional como forma de aproximação à realidade)
  • verosímil (aproxima-se da natureza real dos factos)
  • polémico (contraditório ao senso-comum)
  • didáctico (aprendizagem por eliminação de erros)
  • público (aberto a confirmações)
 Por vezes utilizamos uma psicologia do senso comum para tentarmos explicar os nossos comportamentos e os comportamentos das pessoas que fazem parte do nosso quotidiano mas, actualmente, os psicólogos confiam no método científico para obterem informações sobre os processos mentais.
Assim, podemos concluir que existem muitos fenómenos importantes que ainda não são compreendidos e as pessoas não devem esperar uma abordagem única do objecto da psicologia ou respostas para todos os seus problemas.

Espero que tenham aprendido mais alguma coisinha connosco, e votem sempre!
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