Hoje vamos falar-vos do Senso Comum e do Conhecimento Científico.
No nosso quotidiano precisamos de um conjunto de conhecimentos relacionados com a forma como a realidade em que vivemos funciona. Temos de saber a forma de nos comportar em diferentes sítios públicos (escola, discoteca,...), como tratar as diferentes pessoas com quem nos relacionamos ( professores, doutores da praxe, amigos,...) e saber lidar com os vários sistemas de transporte, informação e aparelhos. Estes conhecimentos formam um tipo de saber: Senso Comum.
O senso comum forma-se através de experiências do nosso dia-a-dia, ou seja, é um saber sobre os nossos hábitos, costumes, tradições, regras, sobre tudo o que necessitamos para nos podermos orientar.
É um saber informal, é adquirido de uma forma natural,sem se dar conta, desde a infância, através da nossa relação com os outros, situações e objectos que nos rodeiam e, sem ele não nos conseguiríamos orientar na nossa vida.
Todos os homens o possuem porém varia de cultura para cultura.
Como pudemos ver em alguns exemplos demonstrados nas aulas o senso comum muitas vezes leva-nos a acreditar em algo que não é verdade. Por exemplo, "Os opostos atraem-se" será mesmo verdade? Normalmente reparamos nas pessoas que amamos, nas características "opostas" mas se analisarmos bem este aspecto, não é muito normal que uma estudante baixa, gorda, de pele escura, apática, não inteligente, introvertida e conservadora se sinta inevitavelmente atraída por um rapaz que abandonou a escola, alto, magro, com pele clara, motivado, inteligente, sociável e liberal. Neste caso pode ser considerado um oposto e normalmente os opostos são rejeitados e procuramos pessoas mais parecidas connosco.
Por isso, o Senso comum é:
- subjectivo (cada pessoa vê o mundo à sua maneira, cria as suas opiniões)
- imediato e directo
- empírico (não necessita de uma elaboração racional)
- ametódico (não segue nenhum conjunto de regras)
- aparente ( forma uma representação ilusória da realidade)
- carácter colectivo ( saber partilhado numa cultura)
- prático e utilitário (nasce da prática quotidiana e orientado para o desempenho das tarefas do dia-a-dia)
Por isso o conhecimento cientifico é:
- objectivo
- positivo, sistemático (baseado na observação sistemática)
- rigoroso e homogéneo (obtido a partir de um projecto prévio, utilizando conhecimentos existentes e instrumentos adequados)
- construído (realidade que vai tomando forma na relação com os factos)
- abertura (em constante revisão)
- racional (uso do método racional como forma de aproximação à realidade)
- verosímil (aproxima-se da natureza real dos factos)
- polémico (contraditório ao senso-comum)
- didáctico (aprendizagem por eliminação de erros)
- público (aberto a confirmações)
Assim, podemos concluir que existem muitos fenómenos importantes que ainda não são compreendidos e as pessoas não devem esperar uma abordagem única do objecto da psicologia ou respostas para todos os seus problemas.
Espero que tenham aprendido mais alguma coisinha connosco, e votem sempre!
ii
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