Estádios
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Idade
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Principais características
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Sensório-Motor
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Desde o nascimento até aos 2 anos
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Dos
reflexos inatos à construção da imagem mental, anterior à linguagem;
Coordenação
de meios e de fins;
Permanência
do objecto (8-12 meses);
Invenção
de novos meios, imagem mental e formação de símbolos (18-24 meses).
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Pré-Operatório
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Dos 2 aos 7
anos
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Inteligência
representativa;
Egocentrismo
intelectual – centração;
Pensamento
mágico: animismo, realismo e finalismo;
Função
simbólica (2-4 anos): linguagem, jogo imbólico, desenho;
Pensamento
intuitivo (4-7 anos).
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Operações
Concreta
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Dos 7 aos
11/12 anos
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Reversibilidade
mental;
Pensamento
lógico, acção sobre o real;
Operações
mentais: contar, medir, classificar, seriar;
Conservação
da matéria sólida, líquida, peso e volume (invariâncias);
Tempo
e velocidade.
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Operações
formais
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Dos 11/12
aos 15/16 anos
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Pensamento
abstracto;
Operar sobre operações, acção sobre o possível;
Raciocínios hipotético-dedutivos;
Definição de conceitos e de valores.
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segunda-feira, 23 de abril de 2012
Piaget e os seus estádios de desenvolvimento
Boa tarde colegas, segundo Jean Piaget existem 4 estádios de desenvolvimento, que são os seguintes:
Modelo do Desenvolvimento Cognitivo – Jean Piaget
Boa tarde queridinhos, hoje Jean Piaget! Que me dizem?
Jean Piaget elaborou uma teoria do
desenvolvimento a partir do estudo da inteligência da criança e do adolescente.
A sua teoria permitiu que e acabasse com a concepção de que a adolescência da
criança era semelhante à do adulto, existindo entre eles mera diferença
quantitativa.
Segundo Piaget, a inteligência
precede o pensamento, desenvolvendo-se por etapas progressivas que exigem
procesos de adaptação ao meio. Deste modo, o desenvolvimento pressupõe a
maturação do organismo, bem como a influência do meio físico e social.
Para compreendermos a teoria de
Piaget, é necessário ter em conta alguns conceitos:
1.Esquema à
em cada etapa do desenvolvimento estão presentes esquemas mentais, que formam
uma estrutura quando coordenadas entre si.
2. Assimilação
à
é o processo mental pelo qual se incorporam os dados das experiências aos
esquemas de acção e aos esquemas operatórios existentes. É um movimento de
integração do meio no organismo.
![Meio](file:///C:/Users/CMONTE%7E1/AppData/Local/Temp/msohtml1/01/clip_image002.gif)
3.
Acomodação à é o processo
mental pelo qual os esquemas existentes vão modificar-se em função das
experiências do meio. É um movimento do organismo no sentido de se submeter às
exigências exteriores, adequando-se ao meio.
![Organismo (sujeito)](file:///C:/Users/CMONTE%7E1/AppData/Local/Temp/msohtml1/01/clip_image004.gif)
-----------------------> |
4. Adaptação à é o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.
Organismo(sujeito<----------------- | ------------------------> | Meio |
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5.
Organização
à
o pensamento actua de forma organizada e de acordo com o meio, isto é, a
adaptação ao meio conduz à organização do pensamento e o pensamento organizado
estrutura melhor os objectos do meio.
6. Estádios à
são fases ou etapas qualitativamente diferentes por que passa o desenvolvimento
intelectual. Este desenvolvimento faz-se por etapas sucessivas em que as
estruturas intelectuais se desenvolvem progressivamente. Cada novo estádio
representa uma forma de equilibrio cada vez maior, que permite uma adaptação
mais adequada às circunstâncias.
Em todos os estádios existe uma
interecção entre o sujeito e o mundo, feita através da assimilação e da
acomodação. Estes dois mecanismos possibilitam a construção das novas
estruturas ou esquemas. Inicialmente são esquemas de acção que quando
interiorizados se transformam em esquemas operatórios.
O desenvolvimento pode explicar-se
através de diferentes factores, como a hereditariedade,
a maturação interna, que não actua sozinha. O segundo factor é a experiência física, a acção dos/sobre
os objectos. A lógica da criança, em especial, advém das acções exercidas sobre
os objectos. O terceiro factor prende-se com a educação que, no entanto, por si só é insuficiente, sendo
necessária a assimilação por parte da criança. O quarto factor é a equilibração, ou seja, o equilíbrio
entre os três factores anteriores.
O desenvolvimento da inteligência
faz-se pelo intercâmbio constante entre a criança e o meio. Piaget distingue 4
estádios de desenvolvimento, que irão ser falados no próximo post.
Espero que aproveitem esta info, até ao próximo post!
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