sábado, 14 de abril de 2012

Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Psicanálise,Construtivismo,Gestaltismo

Boa taaarde fãs, no último post ficamos na libertação da psicologia da filosofia e que tal continuamos?
Vamos lá.

Com a Psicologia a libertar-se da Filosofia era necessário torná-la uma ciência e por isso, definiu-se o seu objecto de estudo (o comportamento, a vida psicológica, a consciência), delimitou-se o seu campo de estudo, formulou-se métodos de estudo deste objecto e teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos da área.

Essa teorias tinham de procurar a neutralidade do conhecimento científico, os dados deviam ser passíveis de comprovação e o conhecimento devia ser cumulativo e servir de ponto de partida para outros experimentos e pesquisas.

Estruturalismo

Wohelm Wundt desenvolve um sistema amplo da nova ciência, desde a psicologia experimental fisiológica até à psicologia dos povos. Wundt era orientado pela física, queria encontrar elementos e processos elementares da experiência consciente (sensações e sentimentos). A partir deles pensava poder construir a alma como um todo.
No seu laboratório, investiga fenómenos da consciência, conhecer as estruturas da mente, pela análise dos elementos simples da mente, recorrendo ao método da introspecção mas de um modo controlado.

Funcionalismo

Os funcionalistas diziam que o objectivo da psicologia era o ajustamento do organismo às exigências do meio em que vive, ou seja, a psicologia devia estudar a consciência como um processo contínuo, como uma corrente. O que importava era responder a : "o que fazem os homens?" e "porque o fazem?".
William James criticava os métodos e os propósitos estruturalistas. Preocupa-se com a compreensão do seu funcionamento, os processos adaptativos homem-ambiente, na medida em que o homem "usa" a mente para se adaptar ao meio.


Behaviorismo

John Watson, cientista polémico, pretendeu tornar a psicologia uma ciência aplicável aos animais e seres humanos e criticava o estruturalismo, dizendo que os factos da consciência não podiam ser testados e reproduzidos pois dependiam das características de cada pessoa.
Basicamente os behavioristas estudavam os eventos ambientais (estímulos), o comportamento observável (respostas) e como a experiência influenciava o comportamento, as aptidões e os traços das pessoas, mais do que a hereditariedade. A base do behaviorismo é de que um estímulo provoca sempre a mesma resposta pelo que não só seria possível prever os comportamentos mas igualmente controlar a produção desses comportamentos. E --> R


Psicanálise

Sigmund Freud foi o primeiro a comunicar a existência de actividade psíquica inconsciente e a formular as leis do dinamismo inconsciente. Quebrando, assim, a tradição da psicologia como a ciência que estuda a consciência e a razão. Acreditava que os problemas do individuo estavam relacionados com os seus desejos reprimidos, muitas vezes relacionados com as fantasias de natureza sexual. Após investigações e estudos surgiu a Psicanálise, consistia em que o analisado fosse levado a dizer tudo o que lhe viesse à cabeça. Surgindo angústias, sonhos, aspirações, motivações e experiências de vida. Assim Freud acreditava conseguir aceder ao inconsciente dos seus pacientes. Daí resultaram comportamentos incompreensíveis tais como, a fobia e auto-agressão. Para termos acesso ao inconsciente ficamos limitados a processos indirectos como a hipnose, a interpretação dos sonhos, associação livre, os actos falhados e a transferência.

Construtivismo

É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento intelectual é determinado pela relação do sujeito com o meio.
Jean Piaget parte da ideia que o individuo nao nasce inteligente, mas também nao pode ser considerado como um dependente dos agentes externos. Piaget procurou perceber o modo de construção do conhecimento humano e deu origem à epistemologia genética. Analisou erros cometidos por alunos do ensino primário na realização de testes e constatou que eram semelhantes. Descobriu assim que a lógica infantil e os seus modos de pensar são inteiramente diferentes dos adultos.


Gestaltismo


Considerava que o objectivo da psicologia é o estudo da experiência de um organismo total, com ênfase na precepção, ocupando-se da análise dos elementos essenciais que existem nos processos de organização que reúnem os elementos da experiência numa unidade complexa.
Teve como pioneiros os psicólogos Kurt Kofka, Qolfang Kohler e o filósofo Max Wertheimer. Estudaram os processos perceptivos do sujeito, o comportamento natural do cérebro no processo de percepção e defendiam que o conhecimento do mundo e o nosso comportamento dependem e variam de acordo com aquilo que percepcionamos, ou seja, o que é feito a nível cerebral é de um modo inato e automático.



É TUDO POR AGORA


h i s t ó r i a d a p s i c o l o g i a

 Boa tarde fãs,
Cá estamos nós, como prometido, para mais um post de Psicologia. Esta semana falamos da História da Psicologia e por isso vamos dar-vos um "resumo" de como tudo começou.
E perguntam "Então como é que apareceu a psicologia?"
 O Homem sempre colocou questões acerca do mundo, reflectiu sobre si mesmo e a vida humana, as suas emoções, a sua existência, o nascimento, a morte, sobre a sua alma, imortalidade, o bem e o mal e as causas dos seus medos e preocupações.
A Psicologia só começou a dar os seus primeiros passos na antiguidade clássica, na Grécia antiga. Quando o Homem começou a olhar-se, a tentar compreender-se e, apartir daí surgiram os primeiros mestres. É com eles que nasce o conceito de alma e a raiz etimológica da psicologia: psyquê (alma, mente) + logos (tratado, razão, estudo, conhecimento). A alma era a parte imaterial do Homem, a parte que engloba o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, o desejo, a sensação e percepção. A alma era o sopro da vida, o que vivificava a vida.





 Sócrates defendia que a psicologia é a razão que separa o homem dos animais.

Platão (discípulo de Sócrates) tinha uma visão dualista: a alma é imortal ao contrário do corpo. Acredita na existência de uma vida orgânica e uma vida psíquica.


Aristóteles (discípulo de Platão) é considerado o pai da psicologia. Estudou as diferenças entre a razão, percepção e sensação. Para ele, a alma movia e dominava os corpos, os vegetais, animais e o homem teriam alma.






Mas a psicologia estava amorfa e indiferenciada pois estava fundida à filosofia e só em 1590 um homem chamado Rudolph Goclenius introduziu o termo psicologia. Porém, só em 1879, em Leipzig, Alemanha, é que a psicologia se "libertou" da filosofia.
Espero que tenham aprendido alguma coisa e não percam o próximo post porque nós também não.


: )
 


a p r e s e n t a ç ã o

Boa tarde queridos fãs,
Aqui estamos para o nosso primeiro post de Psicologia do Desenvolvimento.
O nosso grupo é constituído por cinco elementos: Inês Mota, Diana Vaz, Márcia Silveira, Liliana Monteiro e Raquel Ferreira. Estamos a frequentar o 1º ano de Licenciatura de Ciências do Desporto na mui nobre FCDEF (mais recentemente conhecida como FADEUP). A pedido de uma família (a professora e o/a seu/sua tao esperado(a) filho(a) ) vimos semanalmente, neste blog, postar a nossa opinião sobre a matéria lecionada nas aulas teóricas.
Esperem novidades fresquinhas brevemente e ficamos à espera dos vossos comentários e visitas :) :) :)

"A psicologia possui um longo passado, mas uma curta história..." - Herrmann Ebbinghaus