segunda-feira, 23 de abril de 2012

Modelo do Desenvolvimento Cognitivo – Jean Piaget




Boa tarde queridinhos, hoje Jean Piaget! Que me dizem?
Jean Piaget elaborou uma teoria do desenvolvimento a partir do estudo da inteligência da criança e do adolescente. A sua teoria permitiu que e acabasse com a concepção de que a adolescência da criança era semelhante à do adulto, existindo entre eles mera diferença quantitativa.
Segundo Piaget, a inteligência precede o pensamento, desenvolvendo-se por etapas progressivas que exigem procesos de adaptação ao meio. Deste modo, o desenvolvimento pressupõe a maturação do organismo, bem como a influência do meio físico e social.
      Para compreendermos a teoria de Piaget, é necessário ter em conta alguns conceitos:
            1.Esquema à em cada etapa do desenvolvimento estão presentes esquemas mentais, que formam uma estrutura quando coordenadas entre si.

     2. Assimilação à é o processo mental pelo qual se incorporam os dados das experiências aos esquemas de acção e aos esquemas operatórios existentes. É um movimento de integração do meio no organismo.














 




Organismo (sujeito)
Meio<------------------------------------------------------

     3. Organismo (sujeito)Acomodação à é o processo mental pelo qual os esquemas existentes vão modificar-se em função das experiências do meio. É um movimento do organismo no sentido de se submeter às exigências exteriores, adequando-se ao meio.







 

----------------------->






 

 Meio








     4. Adaptação à é o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.


Organismo(sujeito<-----------------      ------------------------>          


Meio


























5. Organização à o pensamento actua de forma organizada e de acordo com o meio, isto é, a adaptação ao meio conduz à organização do pensamento e o pensamento organizado estrutura melhor os objectos do meio.

   6. Estádios à são fases ou etapas qualitativamente diferentes por que passa o desenvolvimento intelectual. Este desenvolvimento faz-se por etapas sucessivas em que as estruturas intelectuais se desenvolvem progressivamente. Cada novo estádio representa uma forma de equilibrio cada vez maior, que permite uma adaptação mais adequada às circunstâncias.

Em todos os estádios existe uma interecção entre o sujeito e o mundo, feita através da assimilação e da acomodação. Estes dois mecanismos possibilitam a construção das novas estruturas ou esquemas. Inicialmente são esquemas de acção que quando interiorizados se transformam em esquemas operatórios.
O desenvolvimento pode explicar-se através de diferentes factores, como a hereditariedade, a maturação interna, que não actua sozinha. O segundo factor é a experiência física, a acção dos/sobre os objectos. A lógica da criança, em especial, advém das acções exercidas sobre os objectos. O terceiro factor prende-se com a educação que, no entanto, por si só é insuficiente, sendo necessária a assimilação por parte da criança. O quarto factor é a equilibração, ou seja, o equilíbrio entre os três factores anteriores.
O desenvolvimento da inteligência faz-se pelo intercâmbio constante entre a criança e o meio. Piaget distingue 4 estádios de desenvolvimento, que irão ser falados no próximo post.

Espero que aproveitem esta info, até ao próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário